aguarde...
Buscar

Geração de Renda

O programa Geração de Renda tem como objetivo principal fortalecer cooperativas formadas por grupos de ex-catadores de lixo e costureiras através da capacitação profissional. Os resultados alcançados estão na melhoria do processo produtivo e de serviços prestados e, em conseqüência, espera-se o aumento da renda familiar dos beneficiados.

Em 2009 o Instituto Eurofarma apoio dois grupos distintos, a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itapevi (CMR) e três cooperativas de costureiras integrantes da Rede Mundaréu de Produção.

Em 2010, fomentou o desenvolvimento das organizações por meio da ampliação do programa Educar para Reciclar, que agregou nove novas escolas no programa de coleta seletiva, e da aquisição de brindes corporativos produzidos pelas cooperativas participantes do projeto no ano anterior.

Cooperativa de Reciclagem de Itapevi

Fortalecer as relações entre os cooperados e promover o desenvolvimento sustentável da organização são os principais objetivos do projeto. A parceria já existente com a CMR no projeto Educar para Reciclar e o crescimento da demanda de coleta proveniente do incremento daquele projeto viabilizaram o início das atividades.

Em encontros mensais, sob o acompanhamento e a orientação de um profissional especializado, os vinte cooperados que hoje integram a organização discutiram diversos aspectos relacionados à dinâmica do trabalho da cooperativa: relações interpessoais, comunicação, direitos e deveres legais, saúde e segurança, organização do espaço, fluxo de coleta e separação, negociação com clientes e compradores, captação de doadores de material reciclável.

Participaram do projeto 20 famílias e os resultados esperados são a ampliação do número de cooperados e aumento da renda familiar.

Cooperativa das Costureiras

Por meio de uma parceria com a Rede Mundaréu – organização de fair trade (comércio justo) – o Instituto Eurofarma investiu recursos para capacitar três grupos de mulheres de baixa renda para produzirem em grande escala brindes corporativos, beneficiando 100 mulheres. Com a ampliação da capacidade produtiva, os grupos passaram a ter condições de atender a grandes pedidos (acima de 4.000 unidades), o que ampliou as possibilidades de conquistar novos clientes. O primeiro cliente foi a Eurofarma com aquisição de 3.700 unidades de brindes institucionais. Conheça um pouco da história de cada grupo de costureiras:

Grupo Conkistart: formado por costureiras, moradoras do Jardim da Conquista, na zona leste de São Paulo. Elas possuem um histórico de luta na construção de suas próprias casas em regime de mutirão. Hoje na oficina de costura organizadas pelo grupo produzem sacolas ecológicas, uniformes e outros brindes.

Aldeia do Futuro: instituição sem fins lucrativos que desenvolve atividades com mulheres da região de Americanópolis, zona sul de São Paulo. O objetivo é prestar assistência, oferecer apoio e educação, e elevar a renda através de atividades que estimulem a criatividade, a auto-estima, o respeito pelo outro e por si próprio. O resgate de técnicas tradicionais brasileiras é uma das características do trabalho do grupo, que confecciona mantas, xales, almofadas, bolsas e tapetes com retalhos de tecido, entre outras coisas.

Ateliê Mãos Dadas: fundado em 2000 por costureiras freqüentadoras da Paróquia dos Santos Mártires, como uma alternativa de trabalho e renda para elas mesmas e para outras mulheres do bairro de Riviera Paulista e proximidades, em Interlagos, zona Sul de São Paulo. Funciona em espaço cedido pelo Centro de Formação e Recreação São José.

Copyright ® Eurofarma - Todos os direitos reservados Política de Privacidade Mapa do Site

curtir curta nossa pagina no facebook seguir nos sigua no twitter